1. HOME
  2. Blog
  3. Bootcamp de programação
  4. Diferença Entre Front-End E Back-End: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Essas Áreas Da Tecnologia

BLOG

Blog

Bootcamp de programação

Diferença Entre Front-End E Back-End: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Essas Áreas Da Tecnologia

Ele engloba o desenvolvimento e a gestão do servidor, do banco de dados e das regras de negócio. Os desenvolvedores back end trabalham com linguagens de programação como PHP, Java, Python, entre outras, e têm como objetivo construir a estrutura que dará suporte ao funcionamento do sistema. O curso de desenvolvimento web desenvolvimento de back-end usa linguagens de programação como Ruby, Java e Python para escrever a lógica do lado do servidor. Os desenvolvedores de back-end também usam bancos de dados, tecnologias de armazenamento e tecnologias de API para que aplicativos e sistemas se comuniquem entre si.

  • Agora que já sabemos quem é o Front-end, o Back-end e o Banco de dados.Vamos ver um exemplo de como seria eles trabalhando em conjunto em uma operação.
  • Por ser raro encontrar programadores que realmente tenham esse conhecimento amplo, é um dos mais valorizados no mercado.
  • Por isso, o ideal é que o profissional se dedique a aprender outras linguagens de programação e tenha uma alta capacidade de adaptação.
  • Mas ele apenas guarda, ele não faz nenhum processamento dessas informações.

O que um desenvolvedor full-stack precisa saber?

  • Essas linguagens podem ser consideradas concorrentes e são usadas tanto por sites pequenos como sites gigantes como Facebook, Instagram, Youtube e Google.
  • Logo que fui absorvendo as primeiras demandas de front-end já comecei a me encantar com a área e querer entender cada vez mais sobre como as pessoas poderiam interagir com as aplicações que eu desenvolvia.
  • Depende das suas habilidades e expectativas em relação à carreira de programador.

No Front-End, é possível atuar como desenvolvedor de interfaces, designer de experiência do usuário, especialista em usabilidade, entre outras posições. Já no Back-End, as possibilidades incluem desenvolvedor de software, arquiteto de sistemas, especialista em segurança, entre outros. O Front-End é responsável por tudo aquilo que o usuário vê e interage em um site ou aplicativo.

HTML

Estes frameworks seguem a velha regra de não reinventar a roda; alguém já lançou as bases, com arquivos de sites potenciais, bancos de dados e outros elementos prontos para serem usados no ponto de partida de um projeto. Desenvolvedores de back-end programam as funções dos aplicativos e os tornam mais seguros, livres de erros e rápidos. Um desenvolvedor de back-end é proficiente em várias linguagens de programação, como Python, Ruby, Java e PHP. Além disso, conhece estruturas de desenvolvimento de aplicativos como Django, Ruby on Rails e Laravel, que integram o front-end e o back-end. Desenvolvedores de back-end também sabem como gerenciar e projetar bancos de dados relacionais e não relacionais.

Exemplos de projetos que exigem mais ênfase em programação Front-end ou Back-end

Trata-se das funções dos bastidores de uma aplicação web, a infraestrutura por trás do que está visível para as pessoas usuárias. Outra função importante do back-end é a criação de APIs (Application Programming Interfaces), que são interfaces de programação que permitem a comunicação entre diferentes sistemas e aplicações. As APIs são amplamente utilizadas em integrações de sistemas e em aplicações de terceiros, permitindo que diferentes plataformas se comuniquem de forma eficiente e segura.

diferença entre front end e back end

Qual é a diferença entre as funções de Dev Front-end e Designer?

Hoje em dia, as atividades de designer com foco em experiência da pessoa usuária compreendem usar alguma ferramenta visual (Photoshop ou Sketch, por exemplo) para desenhar as interfaces como deveriam ser. De forma geral, o Front-end compreende a parte visual de sites e aplicações. Caso sua especialidade sejam as linguagens de programação e prefere se preocupar basicamente com a execução, se tornar um desenvolvedor Back-end parece ser o ideal. A desvantagem desse tipo de desenvolvedor é a necessidade criar códigos que permitam a utilização da maioria dos usuários – independente do sistema operacional e navegador, por exemplo. Dessa forma, é necessário que o desenvolvedor esteja sempre atuando em conjunto com os desenvolvedores front-end para estruturar bem os projetos.

Importância de compreender as diferenças entre essas duas áreas da programação

  • Além disso, conhece estruturas de desenvolvimento de aplicativos como Django, Ruby on Rails e Laravel, que integram o front-end e o back-end.
  • Front-end developer é a pessoa que cuida da apresentação visual de um site.
  • O trabalho em equipe e foco nos detalhes também deve ser o mesmo para Front-End e Back-End.
  • Vamos dizer que você esteja voltando no site do Mercado Livre para fazer uma segunda compra.
  • Já no front-end, você vai ser um profissional medíocre se não dominar algum framework e não tiver uma boa noção de UI e UX.
  • Identifique os gargalos de desempenho do seu site para proporcionar uma experiência de usuário aprimorada.

Também é necessário possuir uma boa previsibilidade em problemas de forma a impedir que os projetos sejam acometidos com erros que podem acontecer de maneira constante. Já o desenvolvedor https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ Full-Stack é o desenvolvedor que realiza o trabalho mais complexo. Portanto, deve ter conhecimento amplo sobre todas as tarefas realizadas pelos demais tipos de desenvolvedores.

Front-end e Back-end: entenda essas duas áreas do desenvolvimento

  1. No comments yet.

  1. No trackbacks yet.

Related posts